A nossa associação possui duas contas utilizadas com finalidades distintas. Possuímos uma conta na Caixa Econômica Federal para receber os valores do custeio das passagens vindos da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa e repassar aos estudantes, e uma outra conta na Cooperativa Sicredi para realizar a manutenção da associação.
A seguir apresentamos um resumo da nossa conta no Sicredi, onde recebemos os valores de contrapartida dos associados, e realizamos o pagamento de contas como impostos, serviços de contabilidade, despesas do site, gastos com impressão de documentos, entre outros eventuais gastos que são pagos com dinheiro próprio da associação.
Na tabela a seguir são apresentados os valores que entraram e saíram em cada mês do ano, assim como o saldo em nossa conta. As entradas correspondem à contrapartida recebida de nossos associados. O dinheiro remanescente fica como uma reserva para eventuais gastos ou imprevistos como uma redução no número de associados, o que diminuiria nossas entradas e comprometeria o funcionamento da organização.
Demonstrativo da quantidade de cadastros realizados em cada mês do ano:
Gráfico representativo das despesas da associação:
A seguir apresentamos um resumo da nossa conta na Caixa, onde recebemos os valores da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa e realizamos o repasse dos valores utilizados pelos estudantes. Essa conta é exclusiva para a realização destas operações e assim manter um melhor controle financeiro em nossa organização.
Ressarcimos 90% do valor da passagem mais econômica existente no trecho utilizado pelo estudante, normalmente a passagem de ônibus comum sem seguro. Os 10% remanescentes ficam de contrapartida com a Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa. O pagamento máximo realizado para cada associado é de uma passagem de ida e uma de volta por semana.
Pode acontecer de no caso o estudante usufruir de algum desconto na compra da passagem e este valor ficar abaixo da passagem de referência, o valor repassado será proporcional ao pago com desconto pelo estudante. Uma tabela com os valores de referência utilizados para o cálculo de quanto cada associado deve receber de acordo com a localidade da sua instituição pode ser encontrada na sessão de Documentos públicos.
Outro ponto a ressaltar é que os associados apenas recebem o reembolso das passagens utilizadas e entregues conforme o modelo exigido pela associação e dentro das datas limites para entrega.
Abaixo apresentamos dois gráficos, um com a quantidade de alunos que utilizaram passagens em cada mês do ano e outro com os valores recebidos da Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa (PMCB) e repassados aos estudantes:
Uma parcela dos valores na conta da Caixa Econômica Federal está aplicada em um investimento de renda fixa, os rendimentos líquidos mensais e o acumulado no ano são apresentados a seguir: